16 agosto 2010

Entranhas




Sábado abrimos o motor do Barão, que havia sido adiquirido junto com o lote de peças do último post. Este motor foi comprado sendo de um carro que estaria rodando, e portanto, pouca coisa deveria ser feita, apenas a troca de algumas peças, já que o motorzinho vai pras pistas, e não ficar andando na rua .

A idéia seria verificar o desgaste das camisas dos pistões, e caso não estivessem muito desgastadas, trocar apenas anéis, bronzinas, brunir as camisas e usar o motor por um bom tempo até ele abrir o bico, e aí sim, encostar pra fazer de vez .

Bom, infelizmente não foi bem assim ...

Temos bastante coisa pra fazer no motor, as camisas até que estavam nota 7,5, mas os pistões estão com uma folga bastante considerável .

Será necessário trocar camisas, pistões e anéis .

A parte de cima por outro lado, esta boa, e acho que vamos utilizar tudo !


Aproveitando já vamos trocar as bronzinas, e balancear o virabrequim ( torcendo para não precisar fazer retífica dele ).

O lado ruim disto, é que o dinheiro que estava destinado a já adiquirir um câmbio, irá para o motor, o lado bom, é que o motor voltará a ser novo, podendo inclusive fazer uma receitinha um pouco mais brava, com pistões do alcool e um comandinho mais brabo, ou a clássica preparação dos Corcel Bino ... vamos ver ...

É isso, o registro está feito, e espero em breve poder contar mais um capítulo desta história !

[ ]´s e obrigado a todos que tem torcido, acompanhado e apoiado !

Barão Vermelho #5

4 comentários:

Anônimo disse...

Aêêêê parabéns. Muito legal esse lance da conquista. Espero em breve ser convidado pra assistir a estreia nas pistas.Abraços e boa sorte.

Fernando Ribelato disse...

Por que não aproveita e coloca motor de marea turbo??? iria ficar imbativel hehehe

abraço

Unknown disse...

E o bloco?
Está bom?
Já que vai mexer nos pistões e anéis, não valeria a pena dar um passe no bloco?
Sucesso!
Pai.

Anônimo disse...

ola rodrigo, desculpe a demora, nao sei se ja respondi ao email do chefe alfredon, pedindo ajuda para voce. estou de ferias desde final de agosto...enfim, se ajuda: Bom, a melhor opção para você fazer um veneno (mais ou menos) leve em um corcel é seguir a receita que a Bino-Samdaco usava na década de 70 no Corcel Bino e também nos Formula-Ford Bino:

Cabeçote: Seguir a receita de polir de dutos e equalizar que foi dada acima pelo Wako_TM. Sugiro conseguir um cabeçote de Corcel GT no ferro velho, ele já vem com valvulas maiores, fazer o trabalho nele e guardar o original. Outra sugestão seria usar um cabeçote do motor CHT do Escort XR3, mais moderno. Usar uma Taxa de Compressão de 9:1 a 9,5:1. É o limite para usar gasolina comum nesse motor. O Bino tinha em torno dessa taxa, e usava a gasolina azul da época, que era semelhante a atual comum.

Pistões: Trocar o Kit de camisa/pistões/anéis por um de 77 mm, utilizado no motor 1.6. Será necessário desmontar o motor e aumentar a base das camisas. Mantendo o virabrequim original, que também tem 77mm, você terá um motor quadrado, de 1440 cm3. Essa era a cilindrada do motor Bino. Para aumentar mais a cilindrada, (o limite é de 1555 cm3) já seria também necessário substituir bloco e virabrequim pelo dos corcel 1.6 a partir de 79 ( se for CHT sera necessário substituir o cambio também).

O Bino usava dois carburadores simples originais de corcel. Você pode tentar encontrar um coletor de admissão de formula ford para dupla carburação e seguir essa receita, ou trocar o carburador original de corpo simples por um corpo duplo, usando o coletor do 1.6 gasolina. Pode ser um 2E, 3E, Weber Mini Progressivo ou mesmo o solex 34/34 ou Weber 460 dos motores 1.6, trabalhando-os internamente para a nova configuração.

Comando: O Corcel 1.4 tem comando de 260º, previlegiando o torque em baixa rotação. O Comando do 1.6 já tinha 272º. Você poderia usar ainda um comando mais forte, como o do XR3 1.6, mas os colos terão que ser torneados para a medida do bloco original do corcel, pois o bloco do CHT é um pouco diferente. É oportuno dizer que, quanto mais forte for o comando, pior será o rendimento em baixas rotações, que é o forte do motor corcel original. A Bino na época vendia um comando fabricado por ela, e a cópia de um skenderian. Nenhum dos dois era extremamente bravo.

Escapamento: Hoje é difícil quem faça um dimensionado para corcel antigo. Mas você pode simplesmente trocar o último estágio do escapamento por um tipo Kadron ou do corcel GT.

O Resultado no Bino era uma potencia entre 90 e 100 HP à 6500 RPM. Melhorava bastante o desempenho em relação ao original da época. O Bino não podia ser utilizado na divisão 1, já que não era um motor original de fabrica, o que limitava sua participação às categorias de carros preparados. O Corcel Bino teve algumas (poucas) boas colocações em corridas longas, chegando a utilizar uma versão de motor com câmaras hemisféricas igual ao do protótipo Bino MK II, com 120 CV. Mas tinha de enfrentar a dura concorrencia de Opalas de 6 cilindros, Pumas, Alfas e BMWs e VWs, que dominaram as pistas entre 1968 e 1972. Seu desempenho foi melhor em Rallyes, onde corcel e belina com motor bino tiveram diversas vitórias.
forte abc, flecha azul, aguardando para combater clube do passatinho

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Rodrigo Assis

É um eterno amante de carros antigos e por qualquer tipo de corrida de automóvel .
Já estudou violão, guitarra, c++ e harmonização de cerveja, porém não sabe fazer nenhum destes bem .
Pretende montar um Corcel I , batizado de Barão Vermelho, em homenagem ao Piloto alemão conhecido como "ás dos ases", e conseguir chegar ao fim de uma ou outra corrida, diferentemente do sucesso alcançado por seu alter-ego ( tem hífem ? ), e assim unir suas 2 paixões .